Carro

Quando começamos a planejar essa nova expedição, de uma coisa estávamos certo – o carro seria um Land Rover! Por três anos e meio o Baloo, nosso Defender 110 azul, foi nossa casa, nosso melhor amigo, e nosso confiável meio de transporte. Forte, robusto, facilmente adaptável e com uma invejável habilidade off-road, nos levou a lugares que jamais chegaríamos com outro veiculo. Para nós, seria impossível dirigir outro carro! Com isso, ficamos contentes em firmar nossa parceria com a Land Rover Brasil, e foi com uma nova Defender 130 branca que conseguimos a liberdade de rodar o Brasil todo.

Não podíamos deixar de batizá-lo e após muita reflexão e carinho, finalmente escolhemos Snoopy. Ele é branco e preto, um sonhador e vive muitas aventuras, mas, além disso, ele dorme em cima de sua casinha, exatamente como nós. Sem dúvida ele estava pronto para a vida na estrada e se aventurou bastante também.

Obviamente, fizemos algumas adaptações a ele.

O desafio foi construir um veículo ideal para viajar por terra, que nos levasse para lugares remotos e fora das rotas mais comuns, e que tivesse o máximo de autonomia possível sem comprometer sua capacidade off-road. Não quisemos transformá-lo em um “motor-home”, pois adoramos a vida ao ar livre, especialmente em se tratando do Brasil. Sendo assim, uma barraca de teto foi essencial. Fácil de montar, muito confortável, segura e oferece aquela sensação que se tem de dormir “ao relento”. Um quarto pequeno, mas de manhã a varanda nos trouxe surpresas incríveis.

Durante nossa primeira aventura, vimos diversos caminhões e veículos super equipados e adaptados para a vida na estrada, especialmente na Austrália e África do Sul, por isso ideias não faltaram. Após desenvolvermos todo o projeto no papel fomos colocá-lo em prática. A primeira coisa que fizemos foi tirar a caçamba, e com a ajuda da equipe da Technocar, construímos a partir do chassis. A estrutura é feita de aço, enquanto os painéis são de alumínio, mantendo o peso ao mínimo possível. Colocamos duas portas laterais e uma porta traseira proporcionando acesso total a parte interna. Na base do “baú” instalamos dois tanques de aço inox, um deles oferecendo 50 litros de combustível extra (conectado diretamente ao tanque original) e o outro com 80 litros de água (conectado a uma pequena bomba de 12 volts).

Um lado do veículo transformou-se na cozinha, completa com mesa dobrável e fogão a gás. Uma mangueira vinda da bomba de água fornece água potável (através de um filtro), água para lavar louça e quando necessário colocamos uma extensão e temos um chuveiro. Diversos armários acomodam todos os utensílios de cozinha e as duas geladeiras na parte traseira armazenam comida fresca e bebidas geladas! O outro lado do carro tem prateleiras para roupas e dois compartimentos maiores onde guardamos todo o equipamento de resgate e material eletrônico. Atrás, além das geladeiras, tem bastante espaço para cadeiras, mesas e equipamento de camping em geral.

Em se tratando de energia, colocamos três baterias Optima, e todas couberam em baixo do banco! Duas amarelas trabalham em paralelo alimentando os acessórios e uma vermelha fica somente para o motor. Tudo é conectado com um sistema de spliter IBS. A combinação de entrada de energia externa com um inversor de 600 watts faz com que tenhamos energia a qualquer momento, com saídas de 12 e 110 volts pelo carro todo.

A suspensão reforçada da pick-up já vem bem preparada para situações extremas, mas graças a nossa parceira com a Auto 4, contamos também com amortecedores Old Manu Emu, Snorkel, macaco Extreme Hi Lift e um guincho Warn instalado em um para-choque ARB. Pusemos também proteções para direção e diferenciais, e as chapas de alumínio no capo facilitam o acesso ao bagageiro. Levamos também tapetes de borracha, uma pá, um machado e diversas cintas de resgate, caso não conseguíssemos evitar as diversas épocas de chuva, o que diga-se de passagem, é uma tarefa praticamente impossível em um pais tropical do tamanho do Brazil!

Enfim, com tudo isso à bordo tínhamos o veículo ideal – pelo menos para nós! Ele superou nossas expectativas e se comportou super bem.

58 comments to Carro

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>