Carro

Quando começamos a planejar essa nova expedição, de uma coisa estávamos certo – o carro seria um Land Rover! Por três anos e meio o Baloo, nosso Defender 110 azul, foi nossa casa, nosso melhor amigo, e nosso confiável meio de transporte. Forte, robusto, facilmente adaptável e com uma invejável habilidade off-road, nos levou a lugares que jamais chegaríamos com outro veiculo. Para nós, seria impossível dirigir outro carro! Com isso, ficamos contentes em firmar nossa parceria com a Land Rover Brasil, e foi com uma nova Defender 130 branca que conseguimos a liberdade de rodar o Brasil todo.

Não podíamos deixar de batizá-lo e após muita reflexão e carinho, finalmente escolhemos Snoopy. Ele é branco e preto, um sonhador e vive muitas aventuras, mas, além disso, ele dorme em cima de sua casinha, exatamente como nós. Sem dúvida ele estava pronto para a vida na estrada e se aventurou bastante também.

Obviamente, fizemos algumas adaptações a ele.

O desafio foi construir um veículo ideal para viajar por terra, que nos levasse para lugares remotos e fora das rotas mais comuns, e que tivesse o máximo de autonomia possível sem comprometer sua capacidade off-road. Não quisemos transformá-lo em um “motor-home”, pois adoramos a vida ao ar livre, especialmente em se tratando do Brasil. Sendo assim, uma barraca de teto foi essencial. Fácil de montar, muito confortável, segura e oferece aquela sensação que se tem de dormir “ao relento”. Um quarto pequeno, mas de manhã a varanda nos trouxe surpresas incríveis.

Durante nossa primeira aventura, vimos diversos caminhões e veículos super equipados e adaptados para a vida na estrada, especialmente na Austrália e África do Sul, por isso ideias não faltaram. Após desenvolvermos todo o projeto no papel fomos colocá-lo em prática. A primeira coisa que fizemos foi tirar a caçamba, e com a ajuda da equipe da Technocar, construímos a partir do chassis. A estrutura é feita de aço, enquanto os painéis são de alumínio, mantendo o peso ao mínimo possível. Colocamos duas portas laterais e uma porta traseira proporcionando acesso total a parte interna. Na base do “baú” instalamos dois tanques de aço inox, um deles oferecendo 50 litros de combustível extra (conectado diretamente ao tanque original) e o outro com 80 litros de água (conectado a uma pequena bomba de 12 volts).

Um lado do veículo transformou-se na cozinha, completa com mesa dobrável e fogão a gás. Uma mangueira vinda da bomba de água fornece água potável (através de um filtro), água para lavar louça e quando necessário colocamos uma extensão e temos um chuveiro. Diversos armários acomodam todos os utensílios de cozinha e as duas geladeiras na parte traseira armazenam comida fresca e bebidas geladas! O outro lado do carro tem prateleiras para roupas e dois compartimentos maiores onde guardamos todo o equipamento de resgate e material eletrônico. Atrás, além das geladeiras, tem bastante espaço para cadeiras, mesas e equipamento de camping em geral.

Em se tratando de energia, colocamos três baterias Optima, e todas couberam em baixo do banco! Duas amarelas trabalham em paralelo alimentando os acessórios e uma vermelha fica somente para o motor. Tudo é conectado com um sistema de spliter IBS. A combinação de entrada de energia externa com um inversor de 600 watts faz com que tenhamos energia a qualquer momento, com saídas de 12 e 110 volts pelo carro todo.

A suspensão reforçada da pick-up já vem bem preparada para situações extremas, mas graças a nossa parceira com a Auto 4, contamos também com amortecedores Old Manu Emu, Snorkel, macaco Extreme Hi Lift e um guincho Warn instalado em um para-choque ARB. Pusemos também proteções para direção e diferenciais, e as chapas de alumínio no capo facilitam o acesso ao bagageiro. Levamos também tapetes de borracha, uma pá, um machado e diversas cintas de resgate, caso não conseguíssemos evitar as diversas épocas de chuva, o que diga-se de passagem, é uma tarefa praticamente impossível em um pais tropical do tamanho do Brazil!

Enfim, com tudo isso à bordo tínhamos o veículo ideal – pelo menos para nós! Ele superou nossas expectativas e se comportou super bem.

25 comments to Carro

  • admin

    Muito obrigado Ricardo! Que bacana que conhecerem o Snoppy e gostaram! Boa sorte com suas aventuras! Abraços!

  • Achei muito legal o que fizeram com o Snoop, conheci ela em Monte Verde, com um casal muito simpático, estávamos acampando e eles estavam lá. Um dia pretendo fazer isso, transformar um jipe em “casa” e sair desbravando o mundo! Parabéns por suas histórias. 🙂

  • Rubens

    Olá….
    Esta transformação feita necessitou de mudanças no documento do veiculo e qual o endereço da empresa que fez o serviços?
    Ficamos no aguardo.
    Grato.
    Rubens

  • admin

    Olá Marco Aurélio,

    Obrigada pelo seu comentário e pelas palavras.
    Que bom que gostou da nossa história e estilo de vida.
    Boa sorte com suas aventuras e siga sempre seus sonhos! = )

    Beijos e Abraços,
    Grace e Robert

  • Que estilo de vida maravilhosoooooo. Eu queroooooooo. Ainda chego láááááaááá. Ainda convenço minha esposa.
    Aí que inveja! AHAHAHAHHAHAH
    Grande abraços pra vocês.
    Muita saúde, sorte e VIDAAAAAAA.
    PS: Descobri o site de vocês assistindo matéria de viagens na TV Novo Tempo.
    Marco Aurélio

  • admin

    Olá Jefferson,

    Obrigado pelo seu comentário e palavras sobre nossos livros.

    Quanto ao embarque de veículos pelo Amazonas, existem diversas opções, dependendo do seu carro e forma que você quer viajar. Nós fizemos em 4 partes: de Belém a Macapá fomos de Plataforma. De Macapá a Almeirim fomos por terra, dentre a floresta. De Almeirim a Santarém em um barco chamado Ana Maria que leva passageiros e carga, uma grande experiência. E para finalizar, de Santarém a Manaus, fomos em um barco maior chamado Enart. A experiência toda, simplesmente demais! Vale a pena! = )

    A BR319 é um grande desafio devido as pontes em mau estado e na maioria das vezes, sem manutenção. Mas é uma aventura fantástica, nós adoramos. Veja nosso post sobre esta travessia: http://challengingyourdreams.com/?p=3274

    Boas aventuras!

    Beijos e Abraços,
    Grace e Robert

  • Jefferson

    Olá parabéns pelo trablho! os livros de vocÊs são ótimos, principalmente o trços do brasil! poderiam dar mais detalhes sobre o embarque de veículos nos rios da amazônia? e sobre a BR 319 entre porto velho e manaus!

    Grato!

  • Luiz Antonio P. D. Kauffmann

    Pessoal ,

    Grato pelo retorno .

  • admin

    Olá Luiz,

    Obrigada pelo seu recado. Ficamos felizes que esteja curtindo o livro.
    Temos também o livro “Aventura Pelo Mundo” que fala um pouco de envios marítimos também.
    Mas lhe enviamos um e-mail com mais detalhes sobre o assunto.
    Esperamos ter lhe ajudado! Boa sorte com suas aventuras!

    Beijos e Abraços,
    Grace e Robert

  • Luiz Antonio P. D. Kauffmann

    Grace e Robert ,

    Comprei o livro que vocês lançaram referente a viagem pelo nosso Brasil . Gostei muito .
    Estamos , eu e minha esposa , estudando fazer uma viagem pelas Américas .
    Tenho várias dúvidas , por exemplo : 1- qual a documentação necessária p/ se embarcar o carro via marítima ; 2- vocês tem ideia desse custo ?
    Se puderem retornar agradeço muito .

    Obrigado e parabéns pelas viagens .

  • admin

    Olá Flávio,

    Obrigada pelo seu comentário. Antes de mais nada, acreditamos e defendemos fortemente que não há restrições em relação a idade para se viajar e seguir seu sonho! Quanto a conhecer ou encontrar outros viajantes seguindo o lado de pesquisa científica, nós não cruzamos com nenhum, mas existem muitas pessoas viajando com propósitos diferentes e imagino que certamente haja alguém com esse interesse. Desde já boa sorte com suas aventuras e sonhos . . .

    Beijos e Abraços,
    Grace e Robert

  • Flávio Sória Alvaro

    Muito bom o trabalho de vocês, descobri hoje pela internet.Nestes projetos pelos sonhos e Brasil, vocês encontraram pessoas na mesma atividade aliada a pesquisa cientifica? Estas pessoas possuem idade em torno de 50 anos? Com esta larga experiência em viagens, com infra estrutura semelhante, vocês consideram tranquilo um casal com 51 anos pegarem a estrada? Muito Obrigado.

  • admin

    Olá Edison,

    Obrigada pelo seu contato, mas não possuímos mais a nossa caçamba original da 130.

    Beijos e Abraços,
    Grace e Robert

  • Edison Riske

    Amigo por acaso, voce ainda dispõe e pretende vender a caçamba da sua LR Defender 130 original?

    Grato

    Edison

  • admin

    Olá José Ricardo,

    Obrigado pelo seu comentário!

    Ficamos contentes que tenha curtido as adaptações do nosso carro e que tenha lhe inspirado com suas próprias aventuras e modificações na Kombi!

    Na verdade, nós já realizamos a aventura pelo Brasil. Saímos dia 26 de dezembro, 2009 e voltamos 8 de dezembro, 2010 – foi praticamente um ano na estrada! Veja mais detalhes da viagem através do link: http://challengingyourdreams.com/?page_id=138

    Boa sorte com seus sonhos e aventuras!

    Beijos e Abraços,
    Grace e Robert

  • José Ricardo Ferrari

    Olá pessoal,
    Magnífico fico o carro, tudo muito bem pensado,parabéns!
    Estou pretendendo montar uma Kombi e sair por aí…
    Vocês vão partir antes ou depois da copa do mundo?
    Abraços
    Jose Ricardo

  • admin

    Olá Junior,

    Obrigado pelo seu comentário.

    Realmente estamos muito contentes com nosso carro e sem dúvida alguma iríamos com o mesmo!
    Tudo que projetamos funciona muito bem para nossas necessidades, realmente não tivemos problema algum.
    Se fossemos construir do zero novamente, o que tentaríamos fazer é a estrutura um pouco mais leve, porém com a mesma firmeza para aguentar o tranco das estradas também.

    Beijos e Abraços,
    Grace e Robert

  • Se voces fossem fazer hoje outro carro…Seria o memos??? Com quais diferencas ???? Porque?????

  • admin

    Olá Guilherme,

    Obrigada pelo contato. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso projeto!
    Quanto a Technocar, eles fizeram este projeto para nós e foi ótimo. Porém, disseram que não tinham a intenção de fazer outros.
    De qualquer forma, segue o site deles: http://technocar.com.br/ – lá tem os contatos.
    Boa sorte desde já! = )

    Beijos e Abraços,
    Grace e Robert

  • Guilherme

    Ficou linda mesmo.

    Estou querendo realizar um projeto parecido com o de vcs no meu defender. Estou tentando localizar a technocar pela internet e nao consigo, poderia informar o contato deles ? Será que eles fariam outros projetos ou o de vcs foi o único. Digo isto, pois e muito difícil encontrar equipe boas para este trabalho. Moro no Rio de Janeiro e nao consigo ng de confiança para fazer.

    Abs.

  • admin

    Olá Roberta,

    Obrigada pelos comentários em nosso site!
    Ficamos felizes que você tenha nos encontrado e curtido nossas aventuras . . . e que esteja lhe inspirando também.

    Quanto ao carro e adaptações, depende bastante do que você quer/precisa e como quer viajar.
    Existem diversas maneiras e inúmeras possibilidades! = )

    Boa sorte com tudo e manteremos contato.

    Beijos e Abraços,
    Grace e Robert

  • ola rob e grace, estou empenhada em transformar meu carro tb em uma “CASA” como faco, tenho uma sprinter , mas acho que é muito grande, penso em vender e comprar outro que seja mais prático, o que vc acham, preciso de indicacoes de parceiros tb. por favor entrem em contato por e-mail. muito obeigada, abracos e sucesso.

  • admin

    Olá Rodrigo,

    O projeto do veículo é todo nosso e tivemos a Technocar como parceira para a construção do mesmo.
    Acompanhamos a fabricação de todas as etapas e ficamos muito contentes com o resultado.
    Quanto a valores, como foi parceria, não temos esta informação para te passar.

    Beijos e Abraços,
    Grace e Robert

  • Rodrigo

    onde foi preparado o veículo, quanto foi gasto na cabine trazeira?

  • Nossa achei muito massa esta sua mansão. Quanto custou esta brincadeira tirando só a comida?

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>