11 de Novembro – Ibitipoca e Serra dos Órgãos

Passamos por Lima Duarte e paramos no CAT (Centro de Atendimento ao Turista) onde fomos super bem atendidos. Após coletar alguns folhetos e mapas, seguimos para Conceição do Ibitipoca e fomos direto a entrada do parque. Como já era final de tarde, acabamos não entrando e deixamos para visitar o parque no próximo dia.

Iniciamos nossa busca de lugares onde ficar, e como estava chovendo, pesquisamos algumas opções de chalés também, mas acabamos encontrando o Camping Canto da Vida com ótima estrutura e, por ser fora de temporada, estava vazio. Montamos acampamento e preparamos um jantar quentinho, e fizemos uma fogueira, pois estava começando a esfriar.

Na manhã seguinte, após o café da manhã, fomos ao parque e optamos pelo circuito mais longo. Subimos ao Cruzeiro, visitamos algumas Grutas, chegamos ao Pico da Lombada (1784m) e seguimos até a cachoeira Janela do Céu onde resolvemos parar e almoçar curtindo o visual.

Rapidamente o tempo mudou e ameaçou chover, mas foi alarme falso. De qualquer forma, seguimos nosso caminho de volta parando ainda na Cachoeirinha antes de chegarmos ao restaurante, e desta vez sim com um toró, mas apertamos o passo e chegamos bem a tempo! Esperamos a chuva passar um pouco e andamos mais um pouco até o carro para voltarmos ao camping.

O próximo destino foi Petrópolis/Teresópolis e o Parque Nacional Serra dos Órgãos. Conhecemos um pouco de Petrópolis e visitamos também o Museu Imperial. Demos uma passada na entrada do parque pelo lado de Petrópolis para conhecer, mas seguimos para Teresópolis, onde pernoitamos.

Mais um dia de caminhada, dessa vez pela Serra dos Órgãos e a passagem pelo novo Centro de Visitantes logo nos impressionou. Tudo está muito bem feito e tem bastante informação, além da maquete com um áudio bem bacana e iluminação integrada. Como não tínhamos a intenção de realizar a travessia dessa vez, fomos conhecer os atrativos da região incluindo algumas trilhas dentre a Mata Atlântica.

Percorremos também a trilha até o mirante, mas infelizmente ao chegarmos lá a vista estava encoberta e não conseguimos avistar o Dedo de Deus. Voltamos debaixo de chuva e o frio começou a apertar, então fomos sentido a sede e chegando lá colocamos roupa seca e comemos um lanchinho.

Já tínhamos visitado o parque antes, há uns anos atrás, mas dessa vez ficamos muito contentes com o que vimos e impressionados com a melhoria e organização do parque. Pena que mais parques pelo Brasil não são iguais . . . um dia chegaremos lá!

2 comments to 11 de Novembro – Ibitipoca e Serra dos Órgãos

  • admin

    Olá Daniel,
    Obrigada pelo contato.
    Estarei lhe respondendo via e-mail.
    Abraços,
    Grace e Robert

  • Daniel Mello

    Olá. Gostaria de saber quem é o autor da imagem 028_ibitipocaorgaos.jpg pois estou interessado em comprar os direitos dessa imagem, se possível, para virar plano de fundo de uma montagem que estarei realizando. Fico no aguardo pelo contato.
    Abraços!
    Daniel.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>