26 de Julho – Lençóis Maranhenses

Estávamos super empolgados para chegar aos Lençóis Maranhenses, pois foi lá onde o Challenging Your Dreams nasceu! Esse lugar, sem dúvida, é muito especial para nós, pois foi durante um feriado aqui em 2001 que decidimos largar tudo e realizar nossa viagem de Volta Ao Mundo.

Fomos até Tutóia onde conhecemos a Pousada Jagatá e o simpático proprietário Marcos. Acampamos no estacionamento dentre milhares de Trollers. Passeamos pela praia, comemos no único restaurante que estava aberto e após um banho, capotamos. Na manhã seguinte, café da manhã e pé na trilha. Marcos, muito obrigado pela recepção e atenção!

Seguimos tranquilos pela estrada de terra até Paulino Neves, mas a emoção não tardou em chegar ao iniciarmos o próximo trecho. Abaixamos os pneus e seguimos até Barreirinhas enfrentando areões, lagoas, muita chacoalhação, mas tudo com muita diversão!

A dificuldade maior foi encontrarmos um camping em Barreirinhas. Não encontramos, mas sim um local para montar barraca. Acabamos ficando em uma casa com um terreno grande no qual o proprietário topou nossa proposta de acamparmos lá. Nada ideal, mas foi o que encontramos, pois os preços dos hotéis estavam bem acima do nosso budget.

Nosso primeiro passeio foi até a Lagoa Azul, e com o Snoopy! O trajeto foi emocionante, mas tenso, dirigindo em reduzida e com o bloqueio acionado o tempo todo, pois o areão era punk e com o nosso peso não podíamos perder potência. Nas travessias das lagoas, ninguém respirava de tanto nervoso, especialmente quando fomos afundando até a água alcançar o capô. A única coisa que pensávamos era sobre a parte elétrica do carro . . . se entrasse água, estávamos perdidos! Graças a Deus, deu tudo certo e o Snoopy venceu mais essa. O Rob, que foi de motorista, chegou à Lagoa Azul exausto, suando e não conseguia parar de pensar em como seria à volta . . .

Fomos curtir a lagoa e relaxar um pouco. Fizemos esquibunda, brincamos nas dunas e nadamos um pouco também. Ainda um pouco tensos, enfrentamos o caminho de volta com confiança, apesar de muita apreensão, mas chegamos de volta à balsa, sem problemas. Pit-stop básico no posto para calibrar os pneus e depois um bom banho antes do jantar.

No dia seguinte, demos um descanso ao Snoopy e fizemos o passeio à Lagoa Bonita em grupo. Dessa vez, a única preocupação era segurar firme para não cair! O trecho era mais comprido, mas sem dúvida a recompensa vale à pena. Já havíamos estado lá uma vez, há oito anos, mas foi tão impressionante quanto à primeira vez. O lugar é simplesmente lindo!

Nos divertimos curtindo o visual, as dunas e o pôr-do-sol . . . Voltamos saltitando novamente e na fila da balsa, comemos as deliciosas tapiocas feitas na hora no fogão a lenha. À noite, encontramos o pessoal da Gaia Expedições e jantamos juntos. Foi bem bacana! Valeu Marcelo, Monica e toda a Equipe pelo encontro e amizade. Nos encontramos pelas estradas da vida!

Agora era a vez de passear de barco pelo Rio Preguiça. Passamos pela comunidade de Vassouras, onde chegamos bem perto de alguns macacos pregos safados. Almoçamos e curtimos a praia em Caburé e depois visitamos o Farol de Mandacaru antes de retornarmos a Barreirinhas.

À noite, fomos ver a Vaquejada e o tradicional Bumba Meu Boi, que foi um espetáculo! Começamos caminhando até a arena do show e na “praça de alimentação” encontramos um PF por R$3,00, com direito a arroz, farofa, espetinho de carne e maionese de batata. O budget agradeceu! Fomos assistir um pouco da Vaquejada e em seguida fomos ao Palco de Shows e conseguimos chegar à “área vip”.  Ficamos ao lado do placo, o que resultou em ótimas fotos e uma experiência incrível. Nos divertimos demais e conhecemos melhor um dos folclores mais famosos do Brasil.

Seguimos para São Luis, e chegando lá rodamos até encontrarmos um cantinho para nós três. Saímos para tomar uma caipirinha de “despedida” e provamos o famoso Guaraná Jesus que não podia faltar. No dia seguinte só deu tempo de passarmos pelo Centro Histórico e ir ao aeroporto para nos despedirmos. Sem dúvida esse tempo que passamos juntos foi bem legal. Julia, obrigada pela visita. Adoramos sua companhia!

Do Maranhão, seguimos a caminho do Pará . . .

4 comments to 26 de Julho – Lençóis Maranhenses

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>