22 de Julho – Ubajara e Sete Cidades

Deixamos um pouco o litoral e seguimos para o interior. Após uma breve visita ao Parque Nacional de Ubajara, onde descemos de bondinho para visitar a gruta e suas formações, seguimos para o Parque Nacional Sete Cidades, já no estado do Piauí.

Gostamos muito de Sete Cidades e percorremos o dia todo passeando e conhecendo quase todos os atrativos. Conhecemos diversas formações bem interessantes e soltamos a imaginação ao vermos cobra, cachorro, tatu, águia, elefante, tartaruga e por aí vai. Além disso, encontramos com D. Pedro, vimos mapas do Brasil e América do Sul e passamos debaixo do “Arco do Triunfo”.

Conhecemos também vários sítios arqueológicos com suas pinturas rupestres e história peculiar. Diz-se que aqui é um dos poucos lugares onde se encontra mãos estampadas, tendo também a intrigante mão com seis dedos.

O parque também é envolto por lendas, como a Caverna do Catirina, onde o curandeiro conhecido como Catirina passou treze anos enclausurados à procura da erva mágica que curaria a doença de seu filho. Hoje pode ser visto o buraco formado pelo pilão que ele usava para preparar suas poções. Ele faleceu ali mesmo e fizeram seu túmulo lá, ao lado da gruta, que pode ser visto até hoje.

Outra lenda interessante está relacionada com “o beijo dos lagartos”, rocha que lembra dois lagartos um em frente ao outro. Segundo os antigos indígenas da região, quando os lagartos se beijarem toda a região será inundada, voltando a ser mar! Quem sabe o sertão não vira água!

Nosso próximo destino estava no Maranhão . . . os belos Lençóis Maranhenses!

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>