8 de Junho – Sergipe & Alagoas

Ficamos apenas poucos dias entre os estados de Sergipe e Alagoas, mas mesmo assim conhecemos alguns pontos da região. Chegando a Aracajú, fomos a Praia Atalaia e conhecemos a Passarela do Caranguejo onde jantamos em um restaurante simples, mas muito gostoso.

Seguindo rumo ao norte, já em Alagoas, visitamos Marechal Deodoro, a cidade onde nasceu Manuel Deodoro, primeiro presidente do Brasil. A cidade colonial tem como principal atrativo a casa onde Manuel nasceu, que hoje é apenas um pequeno museu com alguns objetos da época.

Nossa próxima parada foi para visitar a estação do Projeto Peixe-Boi no povoado e praia de Tatuamunha. Após conhecermos a sede da Associação dos Ribeirinhos fizemos o passeio de jangada rio abaixo e mangue adentro para procurar os mamíferos. Não foi nada fácil avistá-los e ficamos algumas horas no barco até encontrá-los já perto do mar. Infelizmente, eles não ficam muito tempo na superfície então foi possível ver apenas seus narizes quando subiam para respirar. Vimos também, e pegamos na mão, os caranguejos avermelhados que estão por toda parte e são muito bonitos.

Retornamos caminhando, passando pelas comunidades, até chegarmos de volta à sede onde vimos o trabalho que é feito com garrafas pet. Eles coletam todo o lixo encontrado no rio e na região e o transformam em artesanatos, artigos decorativos e vassouras. Saímos de lá felizes de ver e conhecer um pouco mais sobre os peixes-boi e sua proteção.

Atravessamos a balsa e seguimos rumo ao estado do Pernambuco, mas antes passamos uns dias na região de Maragogi onde fizemos uma mega faxina no Snoopy – ele ficou todo cheirosinho! Além disso, aproveitamos o bom preço do camarão e tivemos um cardápio com direito ao delicioso crustáceo ao alho e óleo e até empanado. Ficou uma delícia e as porções estavam caprichadas!

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>