3 de Junho – Serra da Capivara

O percurso foi longo, por estradas péssimas com pouca vegetação e apenas alguns bodes pelo caminho. Sem dúvida vale à pena! Após uma noite de camping selvagem no meio do sertão, chegamos empolgados a cidadezinha de São Raimundo Nonato e resolvemos logo visitar o Museu do Homem Americano. Ficamos impressionados com o que vimos e a qualidade da exposição, coisa de primeiro mundo mesmo.

De lá percorremos mais alguns quilômetros até a fábrica de cerâmica, onde acabamos ficando por duas noites. Além de comprarmos algumas peças como lembrança, tivemos a oportunidade de conhecer todo o processo de sua produção e conversamos com os ceramistas enquanto trabalhavam. As peças finalizadas são realmente muito bonitas e únicas, dá vontade de levar tudo!

No dia seguinte, estava tudo programado para uma visita ao parque com o nosso guia Eduardo às sete da manhã. Para nossa surpresa amanheceu chovendo – mas como assim chuva no sertão – não pode ser! Conversamos com os nativos e eles disseram que o tempo ia abrir . . . foi difícil acreditar e pagamos para ver, pois realmente após algumas horas o tempo abriu e pudemos fazer nosso passeio tranquilamente.

Primeiramente percorremos a trilha chamada de Desfiladeiro da Capivara passando e conhecendo várias tocas e sítios arqueológicos. Depois seguimos para o local mais famoso, onde se encontra a pintura rupestre símbolo do parque. Lá é difícil não se impressionar com a beleza e acima de tudo com a magnitude do lugar. Além disso, as pinturas estão muito bem conservadas e podem ser vistas claramente ao longo do paredão. Não é a toa que o Parque Nacional da Serra da Capivara é reconhecido mundialmente e está em ótimas condições de preservação. Claro que isso tudo tem a ver com a idealizadora do parque, quando há anos atrás, a brasileira Nièdi Guidon lutou por esse ideal. Ainda hoje, mesmo com certa idade, está presente e envolvida no andamento do parque.

Após apreciarmos o Boqueirão da Pedra Furada fomos ver a própria pedra e seus arredores. Vimos também diversas lagartixas de lajedo, nome dado aos lindos lagartos com costas vermelhas endêmicos do parque. Além disso, em se tratando da fauna, vimos preás, algumas aves e uma grande jibóia dentre a falésia, toda enrolada. Curtimos demais nosso passeio e visita ao parque e no final do dia estávamos exaustos.

Na manhã seguinte, partimos rumo de volta à costa, tendo que percorrer os muitos quilômetros de péssimas estradas novamente, mas sobrevivemos! Inclusive, passamos por Petrolina e o famoso Bodódromo onde saboreamos um churrasco de bode acompanhado de macaxeira, baião e farinha.

Como já estava anoitecendo, paramos em um posto de gasolina nos aforas da cidade, dentre os caminhões, e no dia seguinte seguimos para Sergipe e Alagoas.

12 comments to 3 de Junho – Serra da Capivara

  • My programmer is trying to convince me to move to .net from PHP.
    I have always disliked the idea because of the costs.
    But he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type on numerous websites
    for about a year and am concerned about switching to another
    platform. I have heard fantastic things about blogengine.net.
    Is there a way I can transfer all my wordpress content into it?
    Any help would be really appreciated!

  • What’s up every one, here every person is sharing such familiarity, therefore it’s fastidious to read this weblog, and I
    used to pay a quick visit this web site daily.

  • After looking into a number of the blog posts on your site, I honestly appreciate your way of writing a blog.
    I saved it to my bookmark webpage list and will be checking back soon. Please visit my web site too
    and tell me your opinion.

  • Hi there, this weekend is nice designed for me, since this occasion i am reading this fantastic educational article here at my residence.

  • Saved as a favorite, I like your web site!

  • Thanks for a marvelous posting! I definitely enjoyed reading it, you are a great author.I will remember to bookmark your blog
    and may come back from now on. I want to encourage you to continue your great job, have a nice morning!

  • Unquestionably believe that which you said. Your favorite reason appeared to be on the web the easiest thing to be aware of.
    I say to you, I definitely get irked while people consider worries that they just do not know about.
    You managed to hit the nail upon the top as well as defined
    out the whole thing without having side effect , people
    can take a signal. Will probably be back to get more.

    Thanks

  • admin

    Olá Andreia,

    Obrigada pelo seu comentário.
    Monte Roraima e Serra da Capivara são lugares fascinantes mesmo!
    Boa sorte com seu planejamento e aventuras até lá! = )

    Beijos e Abraços,
    Grace e Robert

  • Têm dois lugares que quero conhecer antes de morrer. Monte Roraima e Serra da Capivara… … … =)

  • admin

    Olá Cassio,

    Obrigada pelo seu comentário!

    O lugar é realmente maravilhoso, vale a pena a visita.
    Uma opção melhor de caminho seria ir até Teresina (via asfalto) e dai enfrentar a estrada de terra (não tem jeito!).
    Mas por esse camnho, haverá menos kms de chacoalhação! = ) Boa sorte!

    Beijos e Abraços,
    Grace e Robert

  • cassio

    nossa que lugar é esse meu deus do ceu, como faço pra chegar num paraiso desse sem essa dificuldade ai que vcs passaram

  • nossa essas fotos sao de tirar o folego numa proxima oportunidade vou ir pra serra da capivara so pelas fotos da pra saber que é muito lindo

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>