20 de Março – Pantanal Sul

Foi difícil, mas finalmente deixamos Bonito e seguimos a caminho de Miranda, onde pernoitamos e comemoramos o aniversário da Grace em uma típica “van de lanches”. Estava uma delícia!

No dia seguinte pegamos a Estrada Parque a caminho da Pousada Fazenda Santa Clara, onde ficaríamos pelos próximos dias. Quando chegamos ao Passo do Lobo, nos deparamos com a ponte quebrada, ou seja, passagem interditada. Até aí, tudo bem, pois isso tinha acontecido em dezembro e haviam colocado uma balsa para fazer a travessia até concertarem a ponte. Mas, para nossa surpresa e falta de sorte, a balsa estava quebrada.

Tínhamos duas opções: esperar até balsa funcionar novamente (poderia levar uma hora ou alguns dias) ou ir até Corumbá e pegar a Estrada Parque por lá. Conversando com os caminhoneiros que estavam por lá, eles disseram que provavelmente demoraria alguns dias. Escolhemos a segunda opção e demos meia volta para seguirmos até Corumbá. Apesar dos vários quilômetros a mais, preferimos ver isso como uma oportunidade de fazermos nosso primeiro “safári noturno”!

Além de curtirmos o trajeto ainda com a luz do dia, assim que começou a escurecer avistamos vários bichos, dentre eles veados, cachorros do mato e muuuuitos jacarés. Fizemos focagem noturna com nosso farolete e a cada ponte que atravessávamos surgia um novo visual coberto de jacarés! Foi muito bacana e uma nova experiência até então. Valeu o detour! Chegamos à Pousada Fazenda Santa Clara por volta das 20h30, deixamos nossas coisas no quarto, fomos jantar e conhecemos Vânia, Roney, Dora e Jaime. Foi uma ótima introdução ao Pantanal!

Durante nossa estada, fizemos um pouco de tudo e nossos dias foram bem ativos. Começamos com um passeio de barco pelo rio Abobral onde avistamos muitos pássaros, dentre eles diversos martins-pescadores e alguns tucanos. O passeio durou umas duas horas e além do visual que é incrível, vimos também macacos bugios e capivaras. À tarde fizemos uma caminhada por dentre a mata em busca de mais macacos, os quais encontramos! Tivemos uma surpresa no caminho de volta, quando uma cobra (jararacuçu) atravessou a estrada bem na nossa frente! Apesar dos mosquitos que fizeram de nós um belo banquete, a caminhada foi bem legal e valeu à pena. Na volta, uma breve parada para fotografar as raras araras-azuis da região. Tudo muito lindo!

Fizemos uma cavalgada bem bacana na próxima manhã e à tarde mais um passeio de barco, desta vez descendo o Rio Abobral. O calor era incrível – 40ºC – e a cada “intervalo” possível tomávamos uma ducha de água fria para refrescar, pois até a água da piscina esquentava demais. De qualquer forma, estávamos curtindo muito tudo!

O dia seguinte começou as quatro da madrugada! Fizemos um safári matinal que foi muito legal. Vimos o nascer do sol e tivemos uma parada para um café da manhã completo com direito a ovos mexidos e tudo. Vimos bastante coisa, incluindo o tuiuiú, o símbolo do Pantanal. Nos deparamos com uma boiada, o que nos forçou a dar meia-volta, mas o “confronto” foi bem interessante. Na volta, infelizmente, tivemos um pneu furado, mas foi tudo resolvido rapidamente pelos guias e o motorista! Aproveitamos a tarde para trabalhar um pouco arrumando umas coisas no carro. E no final do dia resolvemos sair com o Snoopy para um safári “particular” com direito a focagem novamente.

Passamos dias incríveis nesta região sul do Pantanal e agradecemos demais o pessoal da Pousada Fazenda Santa Clara pela oportunidade e toda a atenção que nos deram. Muito obrigado por tudo! Até uma próxima visita . . .

Depois de tudo isso, nos despedimos e seguimos nosso rumo, desta vez com destino a Cuiabá e a Transpantaneira.

10 comments to 20 de Março – Pantanal Sul

  • Michelly

    Olá Gracie e Rob!

    Pelo visto estão se divertindo de montão, hein? Estou sempre acompanhando a aventura de vocês por aqui.
    Amei as fotos do Pantanal. Um dia darei uma passada por lá para conhecer!

    E que venham mais surpresas e momentos de muita aventura e coisas belas para vocês apreciarem :-)

    Beijos,

    Michelly.

  • Oi Grace e Robert,
    Como que esta as coisas???
    muito bacanas as fotos voceis estao de parabens pelas fotos eo site maravilha mesmo, continua assim, uma abracos a voceis e boa sorte nas viajens..

    Marcello Berdusco
    Bonito Eco. Hostel

  • ana cristina

    Grace e Rob, que lugar maravilhoso, quero um dia levar as meninas, boa estadia na Bahia beijos aninha

  • Aninha

    Olá
    Fugiram do Sul? Aqui está muito frio já …
    lindas fotos , adoro pegar carona com vocês e viajar nestas fotos.
    Espero que estejam bem.
    Super Abraço
    Ana Paula

  • Sarah

    Gracee!!!
    Que lindooo!!!
    Amei tudo, os animais as experiencias, deve estar sendo muito boom!!
    Me leva na mala da próxima vez!!
    Brincaderinha!!
    Saudades!!
    Bjuus!!

  • Farmer

    Ué… jacaré não nada de costas em rio que tem piranha?
    Belas fotos!
    Não sei se gostei mais das araras azuis, do tucano voando, da capivara preguicosa noturna ou dos jacarezinhos atravessando a estrada.
    (e pensar que aqui em SP, qq calanguinho já é atração)

    Bjs

  • Bom dia , queridos amigoooooossss

    Sou Katiane e Dalton Jr. meu esposo, sou filha (vania e Ronei).
    Fico grata pela materia LINDAAAAAAAAA que fizeram a respeito,
    Pousada Fazenda Santa Clara.
    Vou coloca-la em nosso site, como uma bela recomendação, claro se puder, pode?
    e o logo (web) de vcs tem como me enviarem ????
    Nós administramos,agencia Pantanal Santa Clara, em Campo Grande
    Espero em outra oportunidade, conhece-los !

    Saudaçoes Pantaneiras …
    Pantanal Santa Clara (katiane e Dalton Jr.)
    55(67) 3384-3011 / 9612-3500
    http://www.pantanalsantaclara.com.br

  • Christopher Downey

    Olá filhotes do BPT/CYD…
    Gostei deste ‘up-date’, especialmente das fotos do “bambi”, da jararacuçu, das araras azuise do RR galan do Outback “My man”…os cavalos são bem pangaré né! o do Rob até que engana bem. a final, o Rob atacou o jacaré ouy ficou só no namoro!?
    Parabens pelo Pantanal Sup. Parece que foi muito legal mesmo. Boas aventuras para voces.
    Dad.

  • Viviane Pulido

    Ah Grace, não acredito… serei obrigada a “roubar” mais algumas fotinhas hehe, já não bastavam algumas do Rio da Prata, me encantei também com as do Pantanal! Que lindo ficou o Tuiuiú! é duro ter câmera profissional… :)
    Essa região é maravilhosa, nos deixou muita saudade e grandes lembranças.
    Boa viagem à vocês!

    Estamos acompanhando de carona na “net” vossa aventura!

    Um abraço.

    Vivi e Ari

  • A viagem de vocês está sendo fantástica!
    Pena que eu tenha que acopmanhar apenas tão de longe.

    Abraço.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>