21 de Fevereiro – Chegamos ao Chuí

Nosso trajeto nos levou até o extremo sul do país, passando pelo Parque Nacional da Lagoa do Peixe e pela Reserva do Taim, até o Chuí. Transitamos pela tão falada “estrada do inferno” que infelizmente hoje em dia está toda asfaltada. Mesmo assim nos divertimos bastante desviando várias vezes pela praia e atravessando algumas dunas e trechos alagados.

Chegando a Rio Grande pegamos a última balsa do dia e seguimos até Cassino onde pernoitamos após ver um lindo pôr-do-sol durante a travessia. Passando pelo Taim vimos diversas aves, alguns jacarés e muitas capivaras. É uma região bem bonita com um ecossistema diversificado, porém o acesso é bem limitado e deveria ser mais aberto.

Dois quilômetros antes do Chuí chegamos ao controle policial e tivemos que “registrar” todo nosso equipamento. Mesmo sabendo que íamos passar apenas algumas horas ali e que não faríamos compras nenhuma, seguimos o procedimento para evitar problemas na volta. No final até que foi tranqüilo e deu tudo certo.

Registramos nossa chegada, com fotos e filmagens, no ponto mais ao sul do Brasil, devidamente marcado pela placa! Foi divertido, porém rápido, e em menos de uma hora estávamos passando novamente pela policia o que foi ótimo, pois não tivemos problema algum.

Na volta, passamos pela cidade de Pelotas, famosa pelas fazendas de charque na época dos colonizadores Portugueses. Visitamos a Fazenda São João e foi bem interessante aprender um pouco melhor como funcionavam as fazendas no passado. É uma parte da nossa história que vale a pena conhecer melhor.

Saímos debaixo de muita chuva, mas seguimos nosso destino, desta vez rumo ao norte!

1 comment to 21 de Fevereiro – Chegamos ao Chuí

• Christopher Downey

Hello again!
    I’m rushing to get up to date on BPT 🙂
    I loved the picture of the capivara mum and her kids…really neat. I’m curious as to what the little basket thing you are holding in one of the pics at the hotel; alaso who is the Saint figure you pictured, also at the hotel, I think. The guys on horseback seemed really friendly…nice horses too!
    Bueno, that’s it for now. All the very best.
    Please say hello to Florian and Family from us all.