10 de Janeiro – Explorando Cavernas

Nossa primeira visita foi a Caverna do Diabo, porém quando chegamos já estava fechada então acampamos ali mesmo e na manhã seguinte fomos os primeiros a visitá-la. Com a ajuda do Brás (nosso monitor) soltamos a imaginação e vimos diversas formações entre elas a Torre de Piza, o Elefante, a Bruxa, o Papai Noel e a Cara do Diabo. Ficamos umas duas horas dentro da caverna apreciando todos os espeleotemas e fotografando bastante também.

Depois seguimos para o Núcleo Santana onde encontramos o Camping do Chita e lá ficamos. Perguntamos sobre a visitação e combinamos de ir até a agência Parque Aventuras logo cedo pela manhã para juntarmos com um grupo e fazer o passeio. O PETAR, já um senhor de 50 anos, está em fase de manejo atualmente e o IBAMA está restringindo muita coisa até definir tudo, mas mesmo assim conseguimos fazer bastante coisa.

No primeiro dia, juntamos com mais quatro pessoas e fomos fazer um passeio que levou o dia todo, começando pela caverna Água Suja. Estava um dia lindo e caminhamos ao longo do rio até a primeira travessia, para então chegarmos à entrada da caverna. São apenas 400m adentro da caverna, mas levou em torno de 1h30 para percorrê-la. Houve trechos que pegamos água até o peito e bem no final até o pescoço. Apesar de a água estar bem fria, foi uma delícia!

Quando saímos da caverna comemos um lanche para repor as energias, antes de seguir a caminhada. Foi mais 3 km de trilha até a Cachoeira das Andorinhas e depois a recompensa – um banho na piscina natural – muito bom! Caminhamos mais 100m e visitamos a Cachoeira do Betarizinho, também muito bonita. Fizemos a caminhada de volta, atravessando o rio diversas vezes, chegando debaixo de chuva no final, mas valeu.

Infelizmente a chuva não parou mais e muitas cavernas fecharam para visita devido ao nível da água. Mesmo assim conseguimos ver duas cavernas, nos juntamos com uma família e o passeio foi bem bacana. Começamos pela caverna Morro Preto e depois fomos para a Caverna do Couto onde fizemos a travessia até o outro lado. Voltamos por trilha passando pela cachoeira do Couto. Apesar da chuva, que não deu trégua, aproveitamos bastante e achamos tudo muito bonito. Sem dúvida é uma região que deve ser preservada, pois é muito rica e bem interessante.

Já faz duas semanas que estamos na estrada e o clima não está colaborando, pois tem chovido direto. Mesmo assim, já fizemos muita coisa e estamos curtindo bastante, mas torcemos que o tempo melhore daqui para frente!

7 comments to 10 de Janeiro – Explorando Cavernas

  • muuuito boa sorte estou adorando , aguardo mais noticias , issamo,,, sp off road , lembra ?

  • Valter

    Queridos amigos,
    Estou seguindo viagem com vocês.
    Lindas fotos!
    Boa semana de aventuras,
    abraços

  • tudo bem, imagine que não
    lembra de mim, fomos vizinhos de acampamento no chita…
    cade nossa fotu ai!
    bju se cuida
    quem sabe vcs não vem aqui em itararé conhecer nossas cachoeiras

  • Rodrigo

    muuuito bom!!
    eu ainda faço uma dessas! estao de parabens!
    passando por Londrina – PR dá um pulo aqui!´
    qualquer coisa q eu possa ajudar: rodrigosouza_14@hotmail.com

    abraços

  • Os Dannemann

    Meninos, lindas fotos!
    Keep it up!
    Bjs,
    Os Dannemann

  • Farmer

    Olás! A chuva já diminuiu por aqui, daqui a pouco melhora aí.
    Queria dar uma sugestão: pq vocês não guardam numa página o histórico do “Onde estamos?” Vim olhar o site no final de semana e vi que “tinham se mexido”, mas hoje não consigo lembrar onde estavam antes de Curitiba.
    Bjs

  • Mari Melo

    Muito legal!

    Estou amando acompanhar voces!!

    Deixa eu pergunta uma coisa…..na semana do Carnaval, voces tem ideia por onde vao estar? Estava com uma ideia de passar lah para fazer uma visitinha.

    Deve ser meio dificil de saber exatamente aonde, mas se tiverem uma idea, ai quem sabe nao dah certo!

    Beijo grande pra voces e parabens pelas aventuras jah conquistadas! Voces sao nota mil!

    Mari Melo

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>