19 de Novembro – Caminho Mais Verde

Enquanto nos preparamos para nossa próxima aventura, estamos determinados a não causar um impacto negativo no meio ambiente, e se possível, fazer algo positivo.

Durante nossa primeira expedição, visitamos lugares incríveis e isso nos recordava constantemente o quão maravilhoso esse planeta realmente é. É óbvio também que, se não cuidado, a situação pode mudar rapidamente. Acreditamos fortemente não apenas que devemos respeitar o meio ambiente, mas que todos nós somos responsáveis em preservá-lo.

É muito fácil dizer que tudo é devido aos problemas globais e que uma pessoa não consegue fazer a diferença. Porém, se cada um fizer um pouco, quando somado, faz uma grande diferença.

Com esse pensamento, esperamos mostrar quanto o Brazil tem a oferecer e porque é tão importante preservá-lo. Além disso, queremos demonstrar que não é tão difícil e tampouco caro como alguns pensam.

Na maioria do tempo, acamparemos e viveremos uma vida simples ao ar livre, consumindo pouca energia, da qual é facilmente reposta após um dia dirigindo e tendo um sistema eficiente de baterias. Estamos também estudando a possibilidade de usar painéis solares como forma mais saudável de produzir energia.

Porém, temos consciência que dirigir um 4×4 não é o mais amigavelmente ecológico. Por isso, trabalhando em parceria com o Instituto Excelsa, adotamos um conceito de um Caminho Mais Verde.

Iremos estimar o impacto ambiental causado pela nossa viagem e a produção do livro. Em vez de calcular apenas o necessário para neutralizar o impacto, queremos contribuir mais e deixar uma marca positiva. Em outras palavras, deixaremos o caminho mais verde do que antes.

Para realizar isso, investiremos em alguns dos sustentáveis projetos do Instituto Excelsa baseados em comunidades locais em Itacoatiara, na região do Amazonas. Durante a viagem, visitaremos a área e participaremos dos projetos em andamento.

Desta forma, não estaremos apenas deixando o caminho mais verde, mas esperamos encorajar outros a fazerem o mesmo.

instituto-excelsa.jpg




Para obter mais informações sobre o Instituo Excelsa e seus projetos, visite o site deles: www.institutoexcelsa.org >>>

4 comments to 19 de Novembro – Caminho Mais Verde

  • Otto Schubart

    Olá, conheci vocês na Fenajeep 2008, e ai já fizeram ou quando farão o Brasil por Terra? Quando passarem por Floripa (se já não passaram) avise!

    Abraço, muita saúde e “boas” estradas!!!

  • Oi, queria uma opinião de voces com respeito a barraca de teto e seu comportamento nas regiões de neve. A temperatura interna é agradavel ou terrivel? E pela manha para desmontar a barraca ela fica encharcada, sim porque na noite seguinte vai estar tudo congelado e e possivel que a lona quebre com o gelo.
    Enfim voces poderiam me dar a opinião de voces, pois pretendo fazer uma expedição ao Chil.e no proximo inverno e estou cogitando a possibilidade de usar as barracas de teto.
    Obrigado e parabens pelo livro e pela iniciativa.
    Alexandre

  • Olá,

    Tudo bem com voces. Conversamos na Specialist há muito tempo. Eu acabei mesmo indo para o Alaska sózinho no meu 110. Também tive preocupação com o meio ambiente e em cada país por onde passei plantei uma árvore, o gesto é simbólico, uma árvore só é muito pouco, mas consegui sensibilzar as pessoas onde fiz isso.

    Pretendo plantas algumas dezemas de árvores aqui no Brasil para compensar o dano ambiental, voces estão no caminho certo, parabéns e uma ótima viagem.

    Trevizan

  • Rafael Paladine Vieira

    Bom dia,
    Não sei se recordam de mim, mas adquirimos 2 livros de vcs na fenajeep de 2008, uma pena vcs não estarem em 2009, diga-se de passagem, e deste então estou acompanhando o projeto Brasil por Terra.
    Fiquei muito feliz que esta iniciativa sobre o Caminho Mais Verde, e gostaria de comentar que por aqui tb já estamos pensando nisso, pois no Prova de Jeep Raid em minha cidade, eu como organizador, incluí o plantio de aproximadamente 1000 mudas de árvores nativas, que foram plantadas pelos participantes da prova, contando inclusive como PC de roteiro.
    Gostaria de saber qual é a previsão de início real da Viagem, e se há previsão de quando vcs passarão pelo Paraná, pois, como já havia convidado vcs para conhecer a minha região (norte novo do Paraná – Londrina), tenho a intenção de acompanha-los por algum trajeto.
    Aguardo retorno, e Boa Sorte.
    att
    Rafael

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>